Dicas básicas de maquiagem

large

Imagem: We Heart It

Faz pelo menos um mês que uma nova colega de trabalho começou a estagiar comigo. Estudante de Engenharia e estagiária assim como eu, ela alimenta um dom aos finais de semana: é maquiadora em um salão de beleza.

Logo a notícia se espalhou pelo escritório e as mulheres endoidaram querendo uma aula de auto maquiagem. A Aline (@alinebuenodias) com toda a sua boa vontade, nos ensinou numa sexta-feira na hora do almoço como arrasar na make!

Eu fui a modelo da aula, por isso não pude ver muito bem as suas técnicas de utilizar os pincéis e fazer a sombra, mas consegui aprender bastante e vou deixar algumas dicas, que fique claro que são coisas básicas para nossos dias corridos.

Para iniciar, a Aline limpou e tonificou a minha pele com a loção tônica da VitaDerm, que controla o pH da pele e prepara para a maquiagem. Em seguida, utilizou um creme para hidratar próprio para o rosto da Mary Kay. Esse creme pode ser qualquer um da nossa preferência, é importante apenas que não seja oleoso, e se for para o nosso tipo especifico de pele, melhor.

Iniciando a pele, utilizou corretivo na área dos olhos e nas espinhas e imperfeições do rosto. O primer é utilizado na zona T (testas, nariz e queixo) e um pouco nas bochechas. Ele serve para esconder os poros e fixar melhor a base. 

Em seguida veio a base. Ela colocou em alguns pontos do rosto e espalhou com o pincel especifico, criando uma camada fina sobre a pele. Com uma base de um tom acima do meu, ela fez uma pequena mistura com o meu tom criando uma base um pouco mais escura, e utilizou no contorno do rosto para afiná-lo. Deve-se tomar muito cuidado com esse detalhe para não mostrar a diferença de cores entre as bases, é apenas um efeito e não é para aparecer a divisão. A base como um todo deve terminar no pescoço, por isso é preciso ir puxando com o pincel até ela desaparecer na sua pele, assim ninguém percebe onde acabou a maquiagem.

Pele linda, hora dos olhos. Eu não pude ver como ela fez a minha sombra, mas ela nos explicou que para olhos como o meu que mesmo abertos ainda dá pra ver a sombra nas pálpebras, podemos fazer a sombra da forma que quisermos, mas para olhos menores ou “gordinhos”, onde não dá pra ver a sombra com os olhos abertos, é preciso fazer toda a maquiagem dos olhos na vertical, tanto para abrir o olhar quanto para a maquiagem aparecer. Dito isso, escolhemos as cores e ela nos ensinou a esfumar a sombra. Como é algo básico para o dia-a-dia, a sombra muito carregada não combina. Mas para técnicas de olhos, indico acompanhar a página Pausa para Feminices no Facebook, lá sempre surgem dicas de olhos maravilhosos com tutoriais para seguir. Uma dica para o lápis é passar somente até metade do olho, e a outra metade ir puxando com o pincel e esfumar, assim não fica tão carregado e não fecha tanto o olhar.

Finalizando a maquiagem, foi aplicado o blush, que deve ser utilizado do sininho da orelha na direção da boca, deixando dois dedos antes de chegar aos lábios. Para afinar o nariz, pode ser utilizado o mesmo truque da base no contorno do rosto, ou uma sombra marrom fosca bem de leve apenas nos contornos dos triângulos laterais do nariz. É mais elegante combinar o batom com o blush, lembrando que também não deve fugir da sombra, e acima do batom, se você quiser dar um up nos lábios, utilizar um gloss incolor somente no centro dos lábios inferiores e superiores, isso dá um ar de bocão da Angelina Jolie. Ela utilizou o pó translucido em todo o rosto, na minha opinião ele deu todo o charme, não deixando aquele brilho de suor, mas tornando a pele iluminada “naturalmente”. Nos olhos foi aplicado o rímel, e tcharam, eu estava linda!!


- (22)

No final tirei algumas dúvidas, como por exemplo como utilizar o BB Cream, e ela me disse que ele substitui o primer e a base, e em alguns casos até o corretivo. Experimentei o BB Cream da L’Oreal e adorei! Ele tem uma cobertura ótima e não deixa a pele oleosa, mas mesmo com ele no meu caso é necessário utilizar o corretivo.

O rímel que ela utilizou em mim foi o L’Oreal Million Lashes, e eu aproveitei a viagem de um conhecido para os EUA e encomendei um, porque ele é realmente maravilhoso.

Ela também nos apresentou uma marca chamada KIKO, que possui ótimos produtos, porém não é vendida no Brasil e nem nos EUA, apenas na Itália e caso tenha sorte dá pra encontrar em outros países da Europa.

Após todas as maravilhosas dicas, fiz uma lista com novos produtos para renovar meu kit de maquiagens! Larguei a preguiça que eu tinha de comprar pinceis, batons, sombras e aprender a utilizar tudo isso, porque percebi que não é nenhum bicho de sete cabeças, e com as dicas da Aline tudo se tornou mais fácil!!

Logo teremos mais dicas para vocês! E quem tiver dúvidas, pode deixar nos comentários.

Agradecimentos: Aline Bueno e administradoras da página Pausa para Feminices.

Beijos,

Bruna de Oliveira

Miau!

